Braille

quinta-feira, 6 de março de 2008

Mas afinal o que é a ACAPO?


A ACAPO, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de âmbito nacional, que tem como fins estatutários a defesa dos direitos e a promoção da integração socioprofissional dos deficientes.
A 20 de Outubro de 1989, três das principais e mais antigas Instituições portuguesas de deficientes visuais (Associação de Cegos Luís Braille, Liga de Cegos João de Deus e Associação dos Cegos do Norte de Portugal) fundiram-se, dando origem à ACAPO, uma Instituição com características únicas no movimento associativo de deficientes em Portugal.

terça-feira, 4 de março de 2008

Visita à ACAPO



No dia 23 de Janeiro visitamos uma associação de cegos que se localiza no Porto. Esta visita foi muito produtiva e interessante pois para além de ficarmos a saber qual a situação das pessoas cegas em portugal convivemos com pessoas que apesar da sua deficiência vivem numa absoluta normalidade. Esta actividade faz parte integrante do nosso projecto, pois esclareceu-nos muitas dúvidas acerca dos defecientes visuais. Com esta visita apercebemo-nos que não e fácil lidar com uma pessoa cega, uma vez que nao temos bem a noção de quando devemos ou nao ajudar e em que circunstâncias bem como abordar um cego pois mais que um deficiente visual são pessoas por vezes mais sensíveis e mais desconfiadas que o normal. Também nos esclareceu sobre a educação dos cegos, muitas vezes não têm meios e instrumentos necessários para aprenderem acabando por desistir da escola. Além de que a maioria das pessoas pensa que os cegos deveriam estudar numa escola especial pois teriam melhores condições, contudo esta questão ainda é bastante debatida uma vez a sua insercão social será mais complicada que numa escola normal.
Gostamos especialmente da parte em que observamos alguns objectos para pessoas com defeciencia visual e ambliopes como balanças com voz, dados, marcadores de cor com cheiro para poderem distinguir as cores, relógios com voz, elevadores com voz e números em Braille entre outros.

No final realizamos uma visita guiada às instalações da ACAPO. Concluindo foi uma visita muito interessante e didáctica.